Doisnovesemnome

Faltou criatividade quando nasci.

O fotógrafo que gosta de causar

David LaChapelle é um fotógrafo conhecido por atuar em vários segmentos como na publicidade, na moda, em revistas e até mesmo fazendo capas de albuns de artistas famosos como Mariah Carey, Whitney Houston, Elton John e Madonna. Esse reconhecimento deve-se à inusualidade das imagens que cria, testemunho de um mundo surreal, através de fotos ultra saturadas que misturam o glamour com uma fantasia cômica, de beleza e bizarrice.

A temática de LaChapelle, além de única, é de tal forma peculiar que é facil reconhecer o seu trabalho em qualquer parte. No seu trabalho, o absurdo e o exagero de cores, formas, pessoas e situações é constante. LaChapelle cria um mundo estático onde tudo tem brilho e tudo o que compõe a imagem está a posar para e a servir a foto, desde os próprios modelos até um acessório aparentemente sem importância como uma cadeira ou a sebe de um jardim.

Praticamente todas as fotografias de Lachapelle contam como que uma história, visto que falam através de personagens que se encontram em situações muito peculiares.

No entanto, apesar de só por si a temática ser extremamente sugestiva, o que torna as imagens poderosas é a pose, o brilho, e o glamour que nem Jesus Cristo perde. O sexo é também uma constante no trabalho de LaChapelle, mas não da forma explicitamente gratuita. ele implicita constantemente o sexo nas suas imagens, sem no entanto nunca o mostrar. Mesmo a nudez, sendo amiúde explícita, tem sempre um sentido estético extremamente apurado e uma razão de ser muito forte.

A temática de LaChapelle resume-se pois, a mostrar imagens inéditas ao nosso cérebro, imagens que, ainda que chegando a nós com referências de imagens anteriores, trazem uma frescura transportada pela habilidade de David LaChapelle de tornar a imperfeição de pessoas e objectos, perfeita. Suas composições sao muito ricas e causaram grande polêmica com determinados temas.

 

Por Felipe Leite

Anúncios

Abra seu coração

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 9 julho, 2012 por em arte, design, fotografia.
%d blogueiros gostam disto: