Doisnovesemnome

Faltou criatividade quando nasci.

Muito antes do Photoshop

Isaac Newton foi o cara que aprisionou o arco-iris. Ou melhor, ele fazia pequenos arco-iris em casa, para impressionar as visitas e as crianças. Fazia experiências com feixes de luz e projetava na parede o “espectro de cores”, decompostas da luz natural. Descobriu que dentro da luz do dia, tem um montão de cores escondidas. Uma caixa de lápis de cor em que a embalagem é sempre branca, mas por dentro tem um monte de lápis coloridos.

Mas foi Moses Harris que ficou obcecado pelo assunto e começou a botar ordem nessa caixinha, catalogando cores e suas combinações. Quando é que o amarelo vira laranja? Por que tem um azul na luz da vela? O que acontece quando você mistura uma cor com outra? Essas coisas.  Foi ele o primeiro a criar um sistema de cores (como o nosso atual Pantone), e inventou uma porção de representações gráficas que você encontra lá no seu Photoshop.

Só que fez tudo isso muito antes de existir computador. Em 1776 e  à mão. Depois, se quiser, você descobre mais sobre ele, o que vale mesmo o post são esses documentos históricos, feitos pelas próprias mãos do Moses Harris. Estão no livro The Creation of Color in Eighteenth Century Europe, de Sarah Lowengard. Parece até uma releitura vintage de algo moderno, mas é de fato o moderno antes da fama.

Via UpdateorDie

Anúncios

Abra seu coração

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 21 agosto, 2012 por em arte, design, ilustração, inspiração.
%d blogueiros gostam disto: